A deputada estadual Cida Ramos (PSB) realizou na tarde desta quarta-feira (29), Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O debate ocorreu por meio de sistema virtual de videoconferência e discutiu sobre a incorporação das iniciativas propostas pela Comissão ao Plano de Contingência da FUNAD diante da emergência de saúde do novo coronavírus, dentre outras medidas emergenciais.
A parlamentar reforçou que a medida busca assegurar maior visibilidade às pessoas com deficiência no estado. “Representamos quase 30% da população paraibana, e devido às comorbidades, a pessoa com deficiência precisa ser vista como grupo prioritário. Os deficientes correm 3 vezes mais risco de contrair o coronavírus, por isso é fundamental a criação e fortalecimento de diretrizes conjuntas nas orientações à rede de cuidados à saúde e assistência desse segmento. Estamos em constante atuação para minimizar os impactos da Covid-19 na vida da pessoa com deficiência”, destacou.
A presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), Simone Jordão, destacou que o Plano de Contingência estará ainda mais fortalecido com a adequação das propostas encaminhadas pela Comissão da ALPB. “Apresentamos um conjunto de diretrizes para ações e atendimentos remotos, tendo em vista que a FUNAD é referência no atendimento nas áreas de deficiência física, visual, intelectual e auditiva. Será de suma importância expandir o Plano a partir de encaminhamentos tão qualificados e essenciais à vida das pessoas com deficiência”, disse.
Já a Defensora Pública da Paraíba. Dra Fernanda Perez, defendeu a criação de um comitê permanente, para unir forças em busca da efetivação dos direitos de forma ainda mais articulada. “O trabalho que a Comissão da Pessoa com Deficiência vem realizando é realmente notório. E por isso, precisamos expandir ainda mais essas iniciativas. Estamos atentos as demandas de urgência que ocorrem nesse momento de enfrentamento ao coronavírus, e precisamos assegurar direitos básicos ás pessoas com deficiência, desde o acesso a uma comunicação inclusiva, a uma educação inclusiva até os protocolos de atendimento”, pontuou.
Ainda estiveram presentes na Sessão online os deputados estaduais Anderson Monteiro e Estela Bezerra, a Promotora do Ministério Público da Paraíba, Drª Liana Espínola, a Juíza de Direito da 4ª Vara de Família de Santa Rita, Drª Israela Pontes, Rafael Monteiro, Coordenador do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB, Carolina Vieira, Coordenadora do Fórum Paraibano de Luta da Pessoa com Deficiência, Suzy Berlamino, Presidente do Conselho Estadual de Direitos da PCD, Elaine Araújo, Coordenadora da Associação Integrada de Mães de Autistas, Mércia Morais, representante do Movimento de Mulheres com Deficiência da Paraíba, Elizângela Lima, membro da Associação de Surdos de João Pessoa, Legy Pedro, Vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Felipe Sales, Presidente da Comissão de Pessoa com Deficiência da OAB-PB.
Endereço:
Assembleia Legislativa da Paraíba
Praça João Pessoa, sn, Centro, 1o andar
(saindo do elevador primeiro gabinete à esquerda)
João Pessoa/PB, CEP 58013-900
83 3214-4510
gab.cidaramos@al.pb.leg.br
Chefe de Gabinete: Patrícia Oliveira
Dias de Sessões: Terças e quartas.
Comentários