A deputada estadual Cida Ramos (PSB) protocolou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o Projeto de Lei nº 1.134/2019, que Institui o Prêmio Anual “Professor de Práticas Inovadoras” aos docentes da rede pública estadual de ensino do estado. A parlamentar também saudou os professores e professoras durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (15), data em que se comemora nacionalmente o Dia do Professor.
O prêmio que será concedido anualmente no mês de outubro permitirá que professores que estejam em pleno exercício das suas atividades possam concorrer. A iniciativa busca valorizar projetos inovadores na rede de ensino visando um melhor aprendizado aos alunos do ensino fundamental I e II; ensino médio normal e integral; ensino médio profissionalizante normal e integral; educação de jovens e adultos; e socioeducação. Serão concedidos Certificados de Mérito Educacional aos cinco melhores projetos vencedores do prêmio.
Cida Ramos usou a tribuna para defender o ensino público, gratuito e de qualidade. “O programa Future-se e os cortes de verbas das Instituições de Ensino Superior (IES) representam, por diversas razões, uma ameaça à autonomia das universidades. Precisamos fortalecer a luta e a resistência para rejeitar por completo essa proposta, pois ela não possui nenhum aspecto benéfico para as universidades e institutos federais. Minha vida é pautada em um compromisso histórico com a educação e com as universidades, que são fontes de pesquisas fundamentais para o nosso desenvolvimento. Nós não permitiremos a venda da soberania do nosso país”, assegurou.
Professora universitária da UFPB, Cida afirmou que o recente veto integral do presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei nº 3.688, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, representa a precarização do ensino e dos profissionais da educação. “É preciso que as nossas escolas sejam espaços adequados para a formação de valores. A importância desses profissionais na relação da escola com o aluno é fundamental, pois, o cotidiano desses jovens é permeado por uma série de questões sociais, como a gravidez na adolescência, o suicídio, a evasão escolar, o abuso e exploração sexual, entre outros assuntos pertinentes que se encontram diariamente em sala de aula, necessitando o professor e o aluno de um profissional que possa dar o suporte necessário”, afirmou.
Endereço:
Assembleia Legislativa da Paraíba
Praça João Pessoa, sn, Centro, 1o andar
(saindo do elevador primeiro gabinete à esquerda)
João Pessoa/PB, CEP 58013-900
83 3214-4510
gab.cidaramos@al.pb.leg.br
Chefe de Gabinete: Patrícia Oliveira
Dias de Sessões: Terças e quartas.
Comentários